quarta-feira, 12 de março de 2008

De onde veio...



Os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina ad. Na Inglaterra, o @ era usado na contabilidade comercial; aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço. O registro contabilístico «10 @ £3» significava 10 unidades ao preço de 3 libras cada uma. Nessa época, o glifo @ em inglês já ficou conhecido como at. A unidade de peso comum para os espanhóis era a arroba, cujo «a» inicial lembra a forma do símbolo @; os carregamentos de mercadoria vinham freqüentemente em fardos de uma arroba. O glifo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba. Arroba veio do árabe arruba, que significa «a quarta parte»: Arroba (15 kg, em números redondos) correspondia a 1/4 de outra medida árabe (quintar), o quintal (58,75 kg). As máquinas de escrever começaram a ser comercializadas nos EUA. O @ já estava presente na Lambert, uma máquina posta no mercado em 1902 pela Lambert Typewriter Company of New York. Visto que o glifo integra o set de 1963 dos ASCII Characters, cremos que o @ era um standard character em todas as máquinas de escrever. Em 1972, ao desenvolver o correio eletrônico SMTP, o primeiro serviço baseado nos protocolos da Internet, Roy Tomlinson aproveitou o @ disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do utilizador e o nome do provedor: name@provider.com. Em alguns idiomas, o @ ficou com o nome de algo parecido com a sua forma: em alemão Klammeraffe (macaco), fazendo referência à mão de um macaco pendurado num galho. Em italiano chiocciola (caracol), em sueco snabel (bico), em holandês, apestaart (rabo de macaco). Em catalão, chama-se arrova ou ensaïmada, como o brioche típico de Maiorca.

terça-feira, 11 de março de 2008

IMPORTANTE

1ª Semana Internacional: Ecalc mostra softwares produzidos para melhorar e agilizar a vida do gráfico.

A Ecalc é uma empresa desenvolvedora de sistemas de gestão
A Ecalc irá mostrar ao público presente na 1º Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística alguns de seus softwares produzidos para melhorar e agilizar a vida do gráfico. Entre diversas opções, como o já conhecido eGraf, que oferece a possibilidade de cotação de preços de serviços gráficos via Internet, através de empresas cadastradas, a empresa vai apresentar também o EasyCalc. Conforme informações fornecidas pelo fabricante, o software permite a realização de cálculos gráficos precisos com todas as variáveis possíveis.

Serviço:
1º Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística
10 a 14 de março de 2008, das 11 às 20h
Anhembi- São Paulo
www.semanainternacional.com.br

Ecalc
www.ecalc.com.br


Mercado: ABIGRAF é eleita entidade do ano pela revista Embanews

Concurso é promovido anualmente

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) recebeu, no último dia 7 de março, o Troféu Roberto Hiraishi, na categoria de Entidade do Ano, promovido pela revista Embanews. O concurso é organizado anualmente com o objetivo de reconhecer o empenho de profissionais e empresas que se destacam e contribuem para o desenvolvimento da cadeia de embalagem.

As indicações ao prêmio surgem de uma pesquisa feita pela revista no decorrer do ano, e passam por um processo de análise e seleção por uma comissão organizadora. Dentre outros quesitos, são analisados aspectos como inovações tecnológicas atribuídas às embalagens e, no caso das entidades de classe, sua contribuição ao setor.

“É uma honra para o nosso setor receber esta homenagem da revista Embanews. O segmento de embalagens tem um peso muito importante dentro do negócio gráfico, sendo responsável pela segunda maior receita. No ano passado, as exportações do segmento somaram US$ 88 milhões, a maior da pauta. Hoje, a qualidade das embalagens brasileiras já pode ser comparada às melhores do mundo”, destaca o presidente da entidade, Mário César de Camargo.

A cerimônia de entrega do Troféu Roberto Hiraishi aos vencedores do Prêmio Embanews e aos Melhores do Ano de 2008 aconteceu em um jantar-show, realizado no Clube Atlético Monte Líbano, na capital paulista.

Abigraf
www.abigraf.org.br

Professionalpublish