sexta-feira, 9 de maio de 2008

Contratando seu serviço!


Durante a fase de criação tente mencionar todos os aspectos que você julga importantes sobre o que você deseja. Qualquer detalhe que passe em branco na hora de uma criação gráfica pode significar muitas alterações pequenas o que toma muito tempo e prolonga o processo de projeto.

Confira sempre os textos escritos nas peças, desde números a erros de português.
Pois, como dito anteriormente, uma vez finalizados os arquivos de impressão, não é possível fazer nenhuma alteração. E ainda, depois de impressos, erros dessa espécie não são de responsabilidade do fornecedor.

Lembre-se que designers não são redatores! Todos os textos das peças, inclusive nomes das empresas são de responsabilidade do cliente.

Na hora de orçar, envie sempre as especificações técnicas contidas nesse arquivo para os fornecedores, assim, você evita que a peça seja produzida em materiais similares de pior qualidade.

Combine já nos orçamentos: prazo de entrega, preços com nota fiscal, forma de pagamento e valores de transporte, pois algumas empresas não incluem isso em seus orçamentos.

Cuidado com os fornecedores! Ás vezes, quando se precisa de uma peça com urgência, é melhor pagar mais caro a um fornecedor confiável e ter as peças no tempo hábil do que perder oportunidades de negócios.

Tente fazer sempre no mínimo 3 orçamentos para comparar preços. E, encontrando um muito mais barato, desconfie! Verifique se as especificações de materiais são as mesmas, e procure saber se alguém já executou algum trabalho com esse fornecedor antes. Bons fornecedores evitam problemas desnecessários.

Organize os orçamentos e observar os prazos, pois orçamentos têm validade! Um preço pode não ser o mesmo após algumas semanas. Isso acontece pelas variações de cotação de matérias primas no mercado.

Na hora de mandar executar o projeto, tenha sempre o orçamento em mãos para garantir o preço combinado anteriormente. E combine a forma de entrega!

Tente acompanhar o início das impressões, pois é aí que serão feitas as regulagens de máquinas, e é onde podem ocorrer distorções de cor e outros problemas. Caso as cores sejam alteradas, ou os arquivos estejam diferentes dos entregues a você pelo designer, reclame! Produções mal feitas sem consultar o contratante devem ser devolvidas!

Peça sempre que possível, uma amostra da produção inicial, para que você possa comparar com as outras que lhe foram entregues. Manter um padrão das peças só reforça a identidade da sua empresa e faz com que ela se mostre mais confiável.

Na hora de receber as peças confira o número de unidades, o valor da nota fiscal e a qualidade do projeto.

Dicas ao enviar seu arquivo...



...não esqueça de alguns detalhes:

É muito importante não esquecer de enviar junto com o arquivo, a print do material desejado, pois é através dela que fazemos a conferência de seu serviço.

Verificar resolução das imagens (300 dpi).

CorelDraw: Verificar se não existem textos pretos em RGB (ocorre por exemplo, quando colados a partir do Word). Se houverem, converter para C=0 M=0 Y=0 K=100.

fontes convertidas em curvas (ou enviar as fontes, o que não é aconselhável na maioria dos casos).

Evitar uso em excesso dos efeitos de sombra e transparência.

Page Maker: Verificar se as imagens vinculadas estão presentes e em CMYK.

Arquivos desenvolvidos em programas contidos no pacote Office (power point, excel, word...) não oferecem saída para a confecção de matrizes gráficas, servem somente de referência para sua produção em programas gráficos profissionais (tais como CorelDraw, Page Maker, Photoshop, etc.)

Envie seus arquivos em Disquete, CD, DVD, Pen Drive ou preferencialmente via e-mail (para arquivos inferiores a 10Mb).