segunda-feira, 17 de março de 2008

Etiqueta no trabalho



Mensagens assim ficam totalmente fora do contexto profissional. 'Deve-se evitar o uso de exclamações e abreviaturas do tipo 'tô', 'q', 'vc' e 'rs'. Além de ser inadequado, ninguém tem obrigação de entender que 'f-d-s' significa fim de semana'. Uma linguagem afetiva ou mais informal cabe apenas em e-mails particulares. Sempre é melhor identificar o interlocutor pelo nome e, no final, usar um 'atenciosamente' para situações formais, um 'muito obrigado(a)' nas informais e 'um abraço' quando existir um certo grau de afetividade.




'Se o expediente da empresa começa às 8h, não há tempo hábil para mudar a agenda enviando tal mensagem no final do dia anterior. Além disso, nunca se sabe com certeza quando o e-mail será lido'. Em situações assim, é melhor acertar tudo por telefone ou pessoalmente. O remetente também poderia ter se comunicado melhor. 'Um título bem formulado dá o recado completo.' No lugar do lacônico 'Mudança de horário', seria mais apropriado deixar bem claro o assunto de que trata o e-mail: 'Proposta de adiamento da reunião das 8h30 de 13/12'.

Globo.com
Ilustração: Caio Borges